A ANADEF manifesta seu reconhecimento ao Ministro Ricardo Lewandowski, que encerrou na sexta-feira sua gestão à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A trajetória do ministro é marcada por uma parceria histórica e consistente com a Defensoria Pública brasileira. Desde sua atuação no STF, passando pela presidência do CNJ e chegando ao comando do Ministério da Justiça, Lewandowski demonstrou compreensão profunda do papel essencial da Defensoria Pública na promoção dos direitos fundamentais, especialmente da população em situação de vulnerabilidade.
Durante a posse da atual diretoria da ANADEF — ocasião histórica que marcou a primeira vez em que um ministro da Justiça participou da posse de uma diretoria da Associação —, Lewandowski destacou sua convicção de que a criação da Defensoria Pública pela Constituição de 1988 foi um dos maiores acertos do Congresso Constituinte. Reconheceu, ainda, a singularidade da instituição, que se construiu ao longo do tempo, consolidando um patrimônio moral e jurídico fundamental para o País.
Essa parceria se traduziu em avanços concretos, como a implementação das audiências de custódia durante sua presidência no CNJ, iniciativa que contou com o apoio decisivo da Defensoria Pública e representou um importante salto civilizatório, com impacto direto na redução da população carcerária.
À frente do Ministério da Justiça, o ministro manteve diálogo permanente com a Defensoria Pública e apoiou iniciativas voltadas à ampliação do acesso à justiça, como o programa Defensoria em Todos os Cantos, alinhado à histórica defesa da ANADEF pela interiorização da Defensoria Pública Federal. Em sua fala, Lewandowski também ressaltou o papel fundamental das associações, reconhecendo que a ANADEF é a voz dos Defensores e Defensoras Públicas Federais.
A ANADEF agradece a parceria construída ao longo de décadas e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, desejando ao Ministro Ricardo Lewandowski êxito em seus próximos desafios.




