A presidenta da ANADEF, Luciana Bregolin, participou da assinatura do Acordo de Quito, um dos principais marcos da I Cúpula Interamericana das Defensorias Públicas: Justiça Aberta e Inteligência Artificial, realizada em Quito, no Equador. A cerimônia contou com a participação da defensora pública-geral federal, Tarcijany Linhares, e de representantes das Defensorias Públicas de diversos países da América Latina.
O documento reafirma o compromisso das instituições signatárias com a promoção da Justiça Aberta, o fortalecimento da transparência, da participação social, da cooperação institucional e da utilização ética e responsável da inteligência artificial como instrumento para ampliar o acesso à justiça e aprimorar a prestação dos serviços à população.
A participação da ANADEF na assinatura do acordo evidencia o compromisso da Associação com o fortalecimento da Defensoria Pública, a modernização das instituições e a construção de iniciativas conjuntas voltadas à ampliação do acesso à justiça, à defesa dos direitos humanos e ao desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas Defensorias Públicas na América Latina.




