A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (ANADEF) celebra a eleição unânime do jurista brasileiro Rodrigo Mudrovitsch para a Presidência da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), no biênio 2026–2027, bem como o voto de aplauso aprovado pelo Senado Federal em reconhecimento à relevância dessa conquista.
Sua eleição representa um marco histórico para o Brasil, reforçando o protagonismo do país no Sistema Interamericano, sobretudo na promoção da dignidade humana, na defesa de pessoas e grupos vulneráveis, na expansão dos direitos socioambientais, na proteção das minorias e no fortalecimento da democracia.
Para a ANADEF, essa conquista traduz o alinhamento crescente entre os compromissos internacionais assumidos pelo Estado brasileiro e a atuação cotidiana de instituições voltadas à garantia do acesso à justiça. Trata-se de um passo significativo para ampliar a efetividade dos direitos fundamentais e assegurar que mais cidadãos em contexto de vulnerabilidade tenham sua voz ouvida nos espaços internacionais.
Parabenizamos o Dr. Rodrigo Mudrovitsch por sua merecida eleição, que fortalece a causa dos direitos humanos em todo o continente. Que sua gestão seja marcada por grandes avanços, justiça e dignidade para todas e todos!





