O nosso #TBT de hoje é de uma das atuações realizadas pela Defensoria Pública da União que talvez poucos tenham conhecimento, mas que traz um grande impacto no exercício da cidadania e da democracia em nosso país: garantia do direito ao voto!
Em março de 2022, foi realizado um mutirão de regularização e emissão de título eleitoral em 22 comunidades indígenas e quilombolas do Paraná. A ação, que contou com a participação do presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; do diretor-geral, Valcir Mombach; da secretária de Planejamento de Estratégias e de Eleições, Solange Maria Vieira; do deputado estadual Goura Nataraj; e da defensora regional de Direitos Humanos no Paraná, Rita Cristina de Oliveira, foi uma iniciativa para assegurar os direitos políticos das comunidades tradicionais.
“É muito importante que as pessoas sejam orientadas sobre os impactos das políticas públicas em suas vidas. A mudança só é possível com o exercício pleno da cidadania”, afirmou a defensora pública federal Rita Cristina de Oliveira na ocasião.
Medidas de conscientização e difusão da informação sobre direitos e deveres eleitorais, também faz parte da missão da DPU.
Acesse a cartilha de direitos políticos organizado pela Promoção de Direitos Humanos da DPU: https://promocaodedireitoshumanos.dpu.def.br/…/cartilha…