Matéria da Folha de São Paulo menciona Nota Técnica enviada pela Defensoria Pública da União ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ressaltando a importância de rejeitar completamente o projeto de lei do marco temporal na demarcação de terras indígenas (PL 490/de 2007).
A nota aponta que “a aprovação do Projeto de Lei 490/2007 representaria grave violação de direitos humanos, contrariaria os deveres do Estado brasileiro explícitos na Convenção da ONU sobre a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio e, também, afrontaria precedentes do Sistema Interamericano de Direitos Humanos”.
O documento foi assinado pelo Grupo de Trabalho Comunidades Indígenas (GTCI) e pelo secretário-geral de articulação institucional da DPU, com o objetivo de alertar sobre as possíveis consequências desse projeto de lei em relação aos direitos e garantias fundamentais dos povos indígenas.
Leia a matéria: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2023/05/defensoria-da-uniao-pede-a-lira-rejeicao-total-do-marco-temporal.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa