A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (ANADEF) manifesta sua preocupação quanto a informações sobre a existência de um plano criminoso em face de agentes públicos do executivo e do judiciário. A notícia de tal ato representa uma grave ameaça ao Estado Democrático de Direito.
É inaceitável que a integridade física e a vida de qualquer pessoa sejam alvos de ações criminosas. No caso de agentes públicos, essa ameaça se torna ainda mais grave, pois representa uma tentativa de desestabilizar as instituições e o funcionamento do Estado Brasileiro.
A Defensoria Pública é, de acordo com a Constituição da República, a expressão do regime democrático e é justo o Texto Constitucional que estabelece a solução, de forma exaustiva, de todos os problemas eventualmente decorrentes de conflitos políticos. Em nenhuma hipótese questões políticas ou jurídicas se resolvem com o uso da força.
A ANADEF se solidariza com as autoridades ameaçadas e confia que as investigações em curso identificarão os responsáveis por esse plano criminoso. É essencial que a lei seja aplicada com rigor, garantindo a segurança de todos os cidadãos e a proteção das instituições democráticas.
Reiteramos nosso compromisso com a defesa da democracia, da justiça e da legalidade e que este episódio sirva como um alerta para a importância de protegermos as instituições e os valores que sustentam nossa democracia.