A Pesquisa Nacional da Defensoria Pública 2024 já está disponível. Em um esforço conjunto entre a Defensoria Pública da União, Defensores Públicos Gerais, Corregedores Gerais, Defensores Públicos e Servidores das Defensorias Públicas Estaduais e do Distrito Federal, foram coletadas as informações mais recentes sobre o atual estágio de desenvolvimento da assistência jurídica estatal gratuita no Brasil.
Considerada a maior pesquisa empírica sobre acesso à justiça já realizada no país, esse estudo detalhado oferece uma visão abrangente sobre a distribuição da Defensoria Pública em todo o território nacional e o percentual da população brasileira que tem potencial acesso à assistência jurídica fornecida pela instituição.
Com dados apresentados em uma análise cartográfica interativa, a pesquisa busca orientar o planejamento de ações estratégicas para o aprimoramento da estrutura da Defensoria Pública e a melhoria dos serviços jurídico-assistenciais oferecidos à população.
A ANADEF, como apoiadora da Pesquisa Nacional da Defensoria Pública, reforça a importância desse estudo para o fortalecimento da instituição e o aprimoramento do acesso à justiça no Brasil. Ao longo de uma série de publicações, destacaremos alguns dos dados revelados pela pesquisa e analisaremos como eles influenciam a atuação da Defensoria Pública em todo o país, impactando diretamente o acesso à justiça para a população mais vulnerável. Acompanhe nossas redes sociais para entender melhor esses desafios e as estratégias necessárias para superá-los.
Para realizar o dowload da Pesquisa Nacional e da Cartografia da Defensoria Pública no Brasil 2024, acesse: https://pesquisanacionaldefensoria.com.br/